
Todos nós conhecemos aquelas pessoas que amam ficar na cozinha, literalmente com a mão na massa, para comemorar datas importantes ou simplesmente fazer um almoço de família.

Qualquer acontecimento serve de pretexto para que elas preparem pratos especiais. Elas sempre estão dispostas para agradar os paladares de todos em sua volta.
No entanto, algo que poucos sabem é que o ato de cozinhar vai muito além de apenas uma necessidade humana. Quando cozinhamos para outras pessoas, estamos cultivando diversos benefícios psicológicos para nós mesmos.
Cozinhar ajuda-nos a trabalhar autoexpressão e comunicação
Cozinhar, assar bolos ou biscoitos permite que as pessoas deem vazão à criatividade.
Há muita literatura científica que confirma a ligação entre expressão criativa e bem-estar geral. Quer seja pintura, fazer música ou preparar um bolo, as pessoas reduzem seu estresse quando têm alguma forma de dar vazão à sua criatividade.
Além disso, o ato de prepararmos bolos ou biscoitos para outras pessoas é uma maneira de expressarmos nossos sentimentos a elas, principalmente quando temos dificuldades com as palavras.
Em muitas sociedades, em muitos países, a comida realmente representa uma expressão de amor.
Assar bolos ou pães, seja para si mesmo ou para outras pessoas é uma forma de trabalhar mindfulness
Mindfulness, também conhecida como “atenção plena”, é um estado mental que nos permite estar totalmente atentos e abertos ao momento presente, a todo tipo de pensamentos, fantasias, recordações, sensações e emoções. A prática consistente de mindfulness traz muitos benefícios para nossas vidas, incluindo aumento da felicidade e redução do estresse.
A terapia com arte culinária está se tornando mais popular devido a esses benefícios e por ser conhecida como ativação comportamental.
Preparar pães ou bolos para outras pessoas é uma forma de altruísmo
Quando preparamos bolos e biscoitos para outras pessoas, estamos praticando um hábito que está cada vez mais raro no mundo, a doação. Nós fazemos algo para outras pessoas sem pensar em obter nada em troca e assim contribuímos para o bem-estar geral. Essa é uma verdadeira atitude altruísta.