
A erva-baleeira, cordia, catinga-de-barão ou maria-milagrosa (Cordia verbenacea DC.) é um exemplo, ela é uma planta que cresce espontaneamente em áreas abertas do Brasil e apresenta extenso uso medicinal, sendo considerada anti-inflamatória, anti-artrítica, analgésica, tônica e antiulcerogênica.

O que poucos sabem é que ela é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), ou seja, pode ser consumida. Apesar de pertencer ao grupo dos vegetais, seu sabor e aroma não enfatizam isto, surpreendentemente ela apresenta aroma e sabor de caldo de galinha, podendo ser usada como tempero, substituindo a utilização do preparado tradicional. Ela é uma boa opção para quem não se alimenta de carne e também uma excelente substituta do caldo de galinha industrializado, ou seja, se não tiver como fazer um preparado caseiro, use a erva-baleeira…bem mais saudável!
Esta erva na verdade é um arbusto ereto, perene, muito ramificado, que atinge de 1,5 – 2,5 m de altura. Suas flores surgem no verão, são pequenas, brancas e dispostas em inflorescências. Apesar de ser uma erva espontânea, nós conseguimos cultivá-la facilmente. Prefere solos arenosos e úmidos e locais abertos e bem ensolarados, porém tolera certo grau de sombreamento. Sua propagação ocorre por meio de sementes e estaquia.
É bom você saber que ela não perde o gosto durante o cozimento como outras ervas: muito pelo contrário. É interessante deixar no fogo um tempo para que ela solte o aroma.
Sugestão é realmente substituir caldos industrializados pela erva-baleeira, além de ser muito mais saudável, fica com um gosto e aroma sem igual. Procure, teste e experimente. Vale a pena.